Cansada de Fazer Artesanatos que Não Trazem Retorno Financeiro? Descubra Onde Você Pode Estar Errando



Fazer artesanato é muito gostoso… Você distrai, relaxa e esquece os problemas. Mas… Ainda falta algo? Talvez uma renda verdadeira com a sua atividade?
Sim, trabalhar com artesanato pode ser complicado…
No entanto, existe uma saída:

A chave para o sucesso é fazer o tipo de artesanato CERTO, aquele que vai trazer o maior retorno.

Se você está lendo esse artigo é porque deseja saber como e quanto é possível ganhar com artesanato. Para te ajudar, reunimos aqui ideias para ganhar dinheiro com artesanato, e o melhor de tudo: com baixo investimento inicial. Além disso, você terá acesso ao custo médio de produção e o preço médio de venda de cada peça. Não perca por nada, pois as informações que você terá acesso são imperdíveis!

A atividade com artesanato é hoje uma fonte de renda para muitas pessoas, e pode ser dividida em dois principais objetivos:

1) Artesanato como complementação de renda ou como hobby

É comum encontramos profissionais de diversas áreas que se dedicam à atividade artesanal apenas aos finais de semana e nas horas livres. Essas pessoas normalmente buscam melhorar a renda ou simplesmente colocar em prática aquilo que gostam. Para quem faz artesanato com a intenção de complementar os ganhos, seja os da aposentadoria, do emprego assalariado ou de trabalho autônomo, os próprios colegas de trabalho, os familiares e os amigos acabam sendo os principais clientes.

As sugestões de nichos artesanais que daremos mais adiante irão te ajudar a escolher qual o melhor artesanato para você que se enquadra nesse perfil, pois existem artesanatos mais práticos e rápidos de serem produzidos, ideais para quem não conta com muito tempo disponível.

2) Artesanato como principal fonte de renda

Outra forma de dedicação ao artesanato é tê-lo como única e/ou principal fonte de renda, como é o caso dos artesãos especializados em um ou mais nichos. Esses profissionais se dedicam quase que exclusivamente a essa atividade, eles fazem o próprio horário de trabalho e são os donos do próprio negócio. Além disso, essas pessoas estão sempre em busca de novidades sobre o nicho com o qual trabalham, buscando superar em qualidade e beleza os produtos que já existem no mercado.

Esses artesãos constantemente têm o nome lembrado, principalmente se forem referência em algum assunto. Além disso, estão sempre apresentando e vendendo seus produtos em feiras importantes desse meio. E conforme vai fazendo parcerias e novos contatos, o seu produto fica cada vez mais conhecido.

Assim, nos dois casos, os recursos financeiros obtidos com a venda de produtos artesanais ajudam muitas pessoas a pagarem as contas básicas de casa, os estudos dos filhos e podem até permitir a realização um grande sonho, como uma festa de casamento ou uma viagem muito desejada.

Dica Para Não Desperdiçar Tempo e Matéria Prima

Loading...


Para não desperdiçar tempo e dinheiro na confecção dos mais variados artesanatos é importante que você tenha conhecimento das técnicas de produção utilizadas no artesanato com o qual deseja trabalhar. Assim, se você sabe a maneira correta para se fazer um arremate, não perderá tempo tentando acertar, e muito menos gastará mais material tentando corrigir o que deu errado. Para isso, não hesite em fazer cursos na área em que deseja atuar. Os cursos on line de artesanato são uma ótima opção, principalmente para quem leva uma vida corrida.

Lembre-se: Quando você paga para fazer um curso online de artesanato, não está gastando, e sim investindo em seu conhecimento para ter retorno futuro.
Além disso, nesse tipo de curso normalmente o aluno tem acesso ilimitado ao conteúdo. Assim fica fácil aprender e voltar nas aulas que desejar e sempre que necessário. Outra vantagem dos cursos on line é que você pode ver as aulas de qualquer lugar, sem necessidade de local específico, de dia ou de hora marcada para aprender. Dessa forma o aluno estuda conforme a disponibilidade e a necessidade.


Onde vender o seu artesanato?

Pela internet (Facebook, Instagram, Elo 7, Mercado Livre);No boca a boca (por indicação e propaganda feita por amigos e familiares);Nos locais onde você frequenta (lojas, escolas, faculdades, empresas);Feiras de artesanato pequenas e grandes;Em bazares;No ateliê ou na sua própria casa.
Viu só? Dá sim para ganhar dinheiro com artesanato, seja para servir como sua principal fonte de renda ou para dar aquela ajuda com as despesas mensais.

Ao iniciar o seu negócio, não se esqueça de estabelecer o mínimo que deseja ganhar, pois a partir disso você saberá o quanto deve produzir e vender para alcançar esse objetivo. Para isso, conte sempre com a gente.

Repasse a valorização que seu trabalho merece a seu cliente
Existem duas variáveis que o artesão possui e muitas vezes não valoriza: habilidade e tempo. Por isso é importante se posicionar como profissional. Defina seus horários de trabalho e respeite-os, tenha responsabilidade com seus clientes, respeite prazos. Você valoriza seu trabalho como artesã? Então repasse essa valorização aos clientes. Isso é viver de artesanato.

Uma das grandes dúvidas de quem tem um negócio criativo e vende produtos artesanais é como e quanto cobrar por esse trabalho. Você já deve ter se perguntado qual é a melhor maneira de precificar seu trabalho. No curso Como precificar seu artesanato, a coach Jo Ludwig ensina tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro, ter um preço justo para o seu trabalho e ainda reinvestir no seu negócio.

Pense no futuro
O profissional que já tem certa experiência, pode ensinar: vender projetos, apostilas. Isso é legal, pois a pessoa que ensina tem por obrigação se manter atualizada. Ela se torna referência no mercado. Você não precisa parar de fazer suas produções, pode atuar em paralelo. Se relacione e procure contatos. Tudo é inspiração. Para mexer no lado criativo, visite feiras, vá ao cinema, compre e leia revistas e livros, observe a natureza. O grande segredo aqui, que vem com um pouco de prática, é saber como juntar essas informações e traduzi-las em seu produto e sua marca.


Loading...