Quer Aperfeiçoar sua Costura Usando Moldes e a Fazer Moldes Mais Rápido ?

Materiais Necessários

Molde para costura



Alfinetes – para um projeto simples, uma caixa deverá ser o suficiente. Os alfinetes são sempre utilizados na costura, de maneira que nunca serão demais. Os alfinetes com cabeças de pérola ou cabeças redondas de plástico são os melhores e mais fáceis de serem vistos se caírem no tapete. Não trabalhe com os pés descalços, pelo menos não como um iniciante!

Alfineteiro e recipiente para guardar os alfinetes. A “almofada de alfinetes” magnética é muito útil (lembre-se que os ímãs poderão danificar o computador e desmagnetizar a banda magnética dos cartões de crédito ou de débito, por essas razões mantenha esse tipo de almofada longe dos eletrônicos sensíveis). A maior parte dos alfaiates mantêm alguns alfinetes no alfineteiro, mas guardam a maior parte em um recipiente com uma tampa, uma caixa vazia de lata de balas de menta, etc.

Giz de alfaiate ou uma carretilha utilitária e papel carbono colorido, para marcar o tecido nas pences etc. O papel carbono para costura estará perto da carretilha utilitária na loja de tecido. Nunca utilize o ‘papel carbono para uso no escritório, pois os riscos não sairão com a lavagem.
Fita métrica para tirar as medições do tamanho do corpo e verificar o molde. Uma régua será útil (mas não obrigatória) se você precisar aumentar ou diminuir o molde.

Tesoura para papel e tesoura para tecido – nota: alguns alfaiates utilizam a mesma tesoura/para os moldes e para o tecido. Mas essa tesoura deverá ser reservada apenas para isso – não utilize essa tesoura para embrulhar presentes, projetos de artesanato e corte de cabelo. Como alternativa, tenha uma tesoura para o molde, uma para o tecido e outra para os outros projetos de artesanato (rotule-as!).

Uma área grande e com a superfície lisa, sem obstáculo para o corte (pisos limpos servirão). Mesas grandes de cozinha e mesas de pingue-pongue, também funcionarão bem, desde que você possa colocar o tecido em cima. Se for usar um piso acarpetado, você precisará colocar papelão por baixo do tecido, ou acabará alfinetando tudo no tapete. O tapete também tem muitos pelos, pelos de animais e poeira, então, seja cauteloso e garanta que esteja muito limpo antes de colocar tecido sobre ele.

Caneta colorida para marcar as alterações no molde de papel. Fita adesiva para “dobrar” molde de papel e fazer alterações encaixarem, embora seja mais fácil simplesmente alfinetar a alteração, em vez de prendê-la com fita adesiva.

Avisos

Além disso, os gatinhos apenas amam brincar com (triturar) os moldes de tecido. Você foi avisado!
Nota: Se você tiver crianças pequenas, precisará tomar cuidado com os alfinetes e a tesoura como um falcão.

Dicas


Para costurar o seu primeiro molde, não compre tecido caro, pois poderá não conseguir corrigir os erros.
Verifique as medições duas vezes, a folga para costura e o tipo de agulha para o tecido. Nem todas as agulhas para máquinas de costura são iguais.
Determine o lado direito e do avesso do tecido. O lado do avesso é o tecido utilizado contra o corpo, depois que a peça estiver concluída. Utilize um alfinete para marcar o lado do avesso do tecido.

“Sempre, depois de cortar as peças do molde que estiver usando, não se esqueça de passá-las com um ferro de passar roupas a seco, para se livrar das rugas e dobras no papel do molde”.

Tenha um bom livro de costura, como o “Reader’s Digest Guide to Sewing” (em tradução livre: “Guia de Leitura Classificada para Costura”) ou qualquer outro livro bem conhecido sobre o assunto. As publicações vintage e mais antigas são boas também; na verdade, você poderá ter herdado um guia desses e que possa estar guardado. Se for preciso, mantenha um gráfico de métrica utilizando os livros mais antigos, de maneira que você possa atualizar rapidamente essas medidas.

Alguns moldes de costura fáceis estão disponíveis da maioria das grandes empresas de costura, podendo ser encontrados na maior parte das grandes lojas de departamento ou de tecidos. Mais empresas de costura estão colocando seus moldes na internet, incluindo alguns oferecidos gratuitamente para o uso privado. Confira as páginas de cada empresa para ver o que estará disponível.

Fonte: http://pt.wikihow.com/Costurar-Usando-Moldes

COMO FAZER MOLDES DE COSTURA MAIS RÁPIDO



Quem trabalha no mercado de confecções sabe que muitas empresas lamentam a falta de produtividade. Como fazer moldes de costura mais rápido é um questionamento comum. Afinal, encontrar formas de impor velocidade ao processo significa garantir a oferta de produtos melhores, e que estejam de acordo com as tendências.
Porém, veja como funciona um processo manual de interpretação de modelos muito utilizado ainda pelas empresas.

Para que o tempo do processo diminua é importante já ter uma base provada e aprovada, que poderá servir para o tecido o qual você cortará o novo modelo.
Uma vez que você possui a base, é preciso redesenhá-la em outro papel, como ilustrado abaixo.

Após redesenhar a base, é necessário colocar as medidas e desenhar o modelo novo.

Com o modelo pronto em cima da base, é a hora de carretilhar cada parte do molde em outro papel, acrescentar a costura e separar a modelagem, colocar os fios, os nomes e quantas vezes irá cortar.

Daí volta a questão de como fazer moldes de costura mais rápido. A forma apresentada acima, utilizando uma base já provada e aprovada, é somente a primeira parte do processo. Pela frente ainda virão o desenvolvimento da peça piloto, a provado, aprovação, prováveis alterações e, na sequência, a graduação.

Imagine todo esse processo sendo feito de forma manual. É complicado e moroso. O melhor a fazer é encontrar, definitivamente, outro jeito de como fazer moldes de costura mais rápido.

O mercado pede mais. Mais peças com qualidade, porém, em maior número e semanalmente. É algo trabalhoso. Mas existem sistemas automáticos capazes de quebrar todas as barreiras e responder à questão de como fazer moldes de costura mais rápido.

Procure saber. Reflita sobre o processo da sua empresa e veja de que forma você consegue ser mais competitivo. A automação pode ser uma jogada de mestre.


Loading...


Loading...