Sabe Aquele Truque De Crochê Que Ninguém Conta ? Pregas ou Rugas



É comum formarem-se pregas ( rugas, papadas, franzido, etc.) enquanto estamos tecendo uma peça, principalmente quando estamos iniciando no crochet. Em trabalhos ovais e redondos é ainda mais comum.
Abaixo de cada imagem, poderá ver descrições com algumas dicas de como evitar estas deformações.

dicas-de-pregas-de-croche

Imagem 1: observe que o início do trabalho está mais estreito que o final dele. Isto porque as correntinhas iniciais do trabalho estão justas ( apertadas).
Imagem 1 a- Dica: faça as correntinhas iniciais do trabalho com agulha de um nº maior ou faça-as frouxas, principalmente se a 1ª carreira a ser trabalhada for em ponto sobre ponto, sem pular ponto de base com correntinhas separando-os. Ex.: carreira só de pontos altos.

dicas-de-pregas-de-croche2


Imagem 2: observe que as carreiras em ponto alto após as carreiras em ponto filé 1/1, alargaram o trabalho. Isto porque:
– carreiras inteiras em ponto sobre ponto, sem pular ponto de base com correntinhas separando-os ( como a carreira em pontos altos), alargam o trabalho.
– carreiras onde você pula pontos de base, separando-os com correntinhas ( como a carreira de ponto filé 1/1, etc.), estreitam o trabalho.
Imagem 2 a – Dica: ao tecer a 1ª carreira de pontos que poderão alargar o trabalho, após a carreira de ponto filé ( ou outro que estreite o trabalho.), faça diminuições bem distribuidas. (ver foto)

dicas-de-pregas-de-croche3

Imagem 3: observe as pregas que se formaram neste trabalho em forma oval. Isto porque aumentei pontos demais nesta última carreira e os aumentos não foram bem distribuídos . Normalmente no trabalho em forma oval, os aumentos de pontos são executados somente nas duas pontas e quanto maior estiver o trabalho, menor será o nº de pontos aumentados.dicas-de-pregas-de-croche5

dicas-de-pregas-de-croche4

Imagem 3a e 3b- Dica: coloque o trabalho em uma superfície plana, saliente as pregas que se formaram e coloque um alfinete. Conte o nº de pontos de cada prega em cada ponta do trabalho, assim terá aproximadamente o nº total de pontos que deixará de aumentar em cada ponta, ao refazer a carreira.
Ex.: contei , cada prega tinha 7 pontos a mais, desmanchei esta carreira e refiz com 7 pontos a menos nos aumentos em cada ponta do trabalho.


Imagem 4 : observe que as duas ultimas carreiras deste quadrado em ponto Granny ( padrão), deformaram o trabalho. Tenho 2 dicas, quais utilizo bastante.
Imagem 4 a – Dica 1ª :em todas as carreiras de pontos altos ( ou outros que alargam o trabalho), trabalhe normalmente os leques dos 4 cantos e pule o 1º ponto de base após cada leque.( na imagem, destacado em vermelho o ponto a ser pulado).
Imagem 4 b – Dica 2ª : somente ao tecer a 1ª carreira em ponto alto ( ou outro que alarga o trabalho) diminua pontos dos leques nos 4 cantos (na imagem destacados em vermelho).
———————————————————————————
Outras Dicas úteis:
– É importante utilizar nº de agulha adequado ao nº do fio. Observe indicações na embalagem do fio.
– Em trabalhos de forma oval, redondo e quadrado, ao terminar de tecer a parte reta, comece a girar o trabalho enquanto tece.
-Observe se você iniciou o trabalho com pontos apertados e depois afrouxou-os sem perceber. Isto também causa deformações.
– após cada ajuste que você faz ( mesmo os que você siga alguma receita), anote-os para não esquecer, caso queira tecer mais peças do mesmo modelo.

Fonte: http://mamisarte.blogspot.com.br/2012/10/dicas-crochet-como-evitar-pregas-ou.html


Loading...


Loading...