Dicas Essenciais de Patchwork Que Todo Iniciante Precisa Saber

Muitas pessoas não sabem que o patchwork é a união de vários tipos de tecidos diferentes com uma mistura de cores e estampas utilizando os pespontos largos, mais conhecidos como o Quilt, você já deve ter ouvido ou visto esse nome. Tudo começou em exatamente 3400 A.C onde foram vistos as primeiras evidências do uso de patchwork, no Egito antigo, histórias contam que os faraós utilizavam roupas feitas das sobras de tecidos para depois serem usadas sob as armaduras de ferro em batalhas.


Hoje nos anos recentes, o patchwork se tornou uma das técnicas mais utilizadas em criação de peças bonitas e alegres dando uma nova cara a roupas e até mesmo revestindo móveis antigos.

Existem alguns instrumentos específicos que ajuda a tornar o trabalho mais fácil e também garante um resultado mais harmônico e charmoso. Separei esses materiais necessários para você já começar a produzir o seus trabalhos da forma correta:

Cortador redondo: ele tem a lâmina extremamente afiada é preciso muito cuidado para manusear e é essencial na hora de cortar qualquer tipo de tecido com rapidez e muita precisão. Um bom cortador pode ser um pouco caro, mas tenha certeza que vai facilitar todo o seu trabalho.

Base para corte: essa é um material indispensável ela vai auxiliar o uso do cortador e você vai encontrar em diversos tamanhos. Essa base de corte ela possui uma medição em linhas na forma de centímetros ou você também encontra em polegadas que facilita a mensuração e o corte dos tecidos.

Réguas: geralmente são quase todas feitas de acrílico, facilitando o corte do tecido. Atualmente essas réguas saíram um pouco dos temas clássicos de quadrados, círculos, retângulos e triângulos: hoje você já pode encontrar réguas em formato de corações, borboletas deixando o seu trabalho cada vez mais lindo em patchwork!

Chegamos no trio básico de instrumento para patchwork, a base para corte e o cortador redondo, a régua são os instrumentos básicos que você vai precisar. Vamos seguindo:

Tesouras: esse é um material necessário para cortar os moldes de papel e linhas, as vezes você pode precisar de um tamanho menor para ficar mais confortável na hora de cortar. Os moldes você utiliza as tesouras e para cortar o tecido use um cortador apropriado, dica muito importante!


As Linhas: você pode dar preferência para linhas de algodão. A dica aqui é simples, procure sempre combinar a linha com o tecido que está sendo costurado, isso vai deixar seu trabalho mais harmonioso e o resultado final fica fantástico.

Os Tecidos: eu recomendo sempre o algodão, mas você pode procurar por tecidos com cores e estampas diferentes. Afinal, como falamos este é o charme de todo o trabalho de patchwork!

Lápis ou giz próprio para tecido: isso você encontra em lojas de artesanato e vai te ajudar na hora das marcações.
Ferro de passar: faz toda a diferença no seu trabalho e é importante que o tecido esteja bem limpo e bem passado antes de começar todo o seu trabalho.

Não podemos esquecer dos Alfinetes e alfineteiro: se não como vamos costurar sem eles?

Muitas pessoas ainda tem várias dúvidas por qual Máquina de costuras utilizar, eu indico a a marca Singer e o modelo Confidence Quilter 7469Q, ela é totalmente projetada para realizar os projetos de patchwork e ainda mais, ela é toda equipada com todos os assessórios necessários para que sua técnica fique perfeita;

Loading...

dicas-de-patchwork-costura6

dicas-de-patchwork-costura5

dicas-de-patchwork-costura4


dicas-de-patchwork-costura3

dicas-de-patchwork-costura2

dicas-de-patchwork-costura
Fonte: viverdeartesanato.com


Loading...