O que Todo Iniciante na Costura Deve Saber Para Começar e Prosseguir com Sucesso – 15 Pontos Essenciais



Separamos alguns assuntos bem legais para você que está começando conhecer a costura, o que faz do objetivo desse post, ser uma total troca de experiências.

Pois é, tem gente que pensa que costurar é só enfiar a linha na agulha e pronto, ou só emendar os tecidos e está feito. Nada disso, costurar é difícil sim, e é bom se preparar, pois a costura exige muito de uma pessoa. Porém, a sensação de dizer ”foi eu que fiz” não tem preço!

Por que estou fazendo um curso, ou por que quero conhecer a costura?

Eis a questão! Você precisa ter um objetivo, mesmo que seja só para costurar de vez em quando, ou dar um jeito nas roupas de casa quando dá aquele probleminha. Aprender nunca é demais, mas temos que fazer escolhas certas, e TENTA-LAS, a gente não pode ficar parado e muito menos deixar o tempo passar.

Paciência
Em tudo que você for fazer, você precisa dela. E você vai precisar muito no começo, pois, é ela que vai mover você! Vi muita gente parar o curso porque não tinha paciência para nada, e tudo era chato, ou era um problema. Na costura, a gente também precisa ser paciente com a gente mesmo, pois, ninguém nasce sabendo tudo, e é devagar e sofrido que conseguimos as melhores conquistas!

Prática
Tudo que você aprender, você sempre deve praticar. Seja na modelagem, na costura, nos detalhes, TUDO! Quanto mais você fizer, melhor, quanto mais vezes forem feitas, mais perfeito fica o seu trabalho!Erros e acertos

No começo a gente erra muuuuuuito. Eu mesmo, já fiz cada coisa, pregar a manga do lado contrario, montar com o lado do avesso a mostra, cortar aonde não devia e taaaantos outros que ficaria o dia inteiro aqui. Mas gente, é só assim que a gente aprende, pois, quando a gente acerta, aaaah não tem sensação melhor, eu te garanto!

A máquina de costura
Você não precisa ter uma suuuuuper máquina, e nem precisa ser tão já logo no começo, espere aprender sobre ela, para escolher a certa para você. E toda máquina é boa, a diferença é que umas tem mais recursos que outras, e o mais legal é que você aprende muito com cada uma.

Anote tudo
TUDO, tudo mesmo! Cada professor tem uma maneira de ensinar, e você deve ficar muito atento quanto a isso. Cada detalhe é extremamente importante, e você deve anotar tudo o que puder. Lembro de algumas vezes que faltava uns 5 minutos para acabar a aula, antes de ter que limpar a sala, e pensava ”ah depois eu anoto, eu vou lembrar”, ah e quem disse que eu lembrava, em? Sofria muito depois rsrs. Ah, e tire até foto se possível, igual eu faço, só não pode perder a foto em rsrs.

Os cursos de costura
Se você quer fazer um curso, comece primeiro pelo que ensina a lidar com a máquina de costura, e depois, faça um de modelagem. Assim, quando você souber modelar, você irá saber montar a sua peça.

É impossível aprender tudo
Gente, na costura é IMPOSSÍVEL aprender fazer tudo. Existem milhares de maneiras de se montar uma peça, de fazer uma modelagem, de fazer acabamentos, barras, e tudo mais que você imaginar. Portanto, no curso você irá aprender a base, e desta base, é você quem vai criar os seus próprios meios de se fazer os mais variados tipos de coisas na costura. Um situação que me aconteceu, foi de uma turma que queria que prolongasse o curso pela terceira vez, e gente, não vai resolver, a gente precisa sempre com o que já sabemos se virarmos sozinhos e não ficarmos dependentes. É claro, tem coisas que realmente a gente precisa de ajuda, mas não a todo momento, não é mesmo?

Loading...


Concentre-se
Por mais que for sua amiga ou amigo, esqueça o que as pessoas falam. Uns tem facilidade em aprender, outros já não (eu), então, não se preocupe em fazer tudo rápido, faça com calma, uma coisa por vez, mesmo que fique um pouquinho atrasado. A pressa é inimiga da perfeição!

Amizades
Ah, as amizades. Você vai conhecer pessoas que jamais irá esquecer, e que irá estar do seu lado nos erros, nos acertos e em tudo o que aprender costurando. E os professores então? a gente se apega, e se encanta muito. Eu mesmo, pude fazer muitas amizades, e até hoje mantenho contato trocando aprendizados e ajudando um ao outro. É bom demais!
Dinheiro
Não precisa ser rico, mas é sempre bom ter um pouquinho para poder comprar os materiais e PRINCIPALMENTE os tecidos. Mas no começo, você não precisa gastar tanto, treinar em retalhos e em tecidos velhos, é o ideal para a aprendizagem e a prática!


Estresse
As vezes você está ali tentando fazer algo, tentando arrumar, e desmancha dali e daqui, e nada de ficar bom. Gente, quando bater o estresse, pare, vai dar uma volta, vai tomar uma água e depois volte. Esfrie a cabeça, pois, assim o seu corpo e a sua mente responde melhor, e a sua saúde agradece! (as vezes dá vontade de jogar tudo pra cima e gritar) mas passa rs.

Um pouco mais além
Se você sonha em trabalhar com a costura, assim como eu, e ter o seu negócio, seus clientes e tudo mais, o ideal, é você fazer vários cursos ou até mesmo uma faculdade de moda, que te possibilita a fazer a sua própria confecção, ou trabalhar realmente em uma empresa. E tudo isso dependera do seu objetivo. E outra coisa que ninguém vai te entender: uma só máquina de costura não é o suficiente para você montar o seu negócio .

Conheço pessoas que trabalham só com consertos, outras com artesanatos, outras que costuram em grandes confecções, e outras que fazem peças sob medidas. É possível viver de costura sim, e como disse acima, tudo depende do seu objetivo. Com o tempo você acaba se encontrando em algo que você gosta de fazer mais, e é assim que você ganha dinheiro.

Fonte: Pátria da Costura


Loading...