As Principais Dicas de Patchwork Que Você Tem de Saber



Aqui nossas leitoras encontram uma série de dicas para quem está apenas começando a fazer patchwork. Mesmo quem já tem mais experiência pode encontrar utilidade para estas dicas de patchwork para iniciantes.

Então, se você é tão apaixonada por costura como a gente, esperamos que você goste bastante da leitura!

O patchwork é a união de tecidos de diferentes cores e estampas através da utilização de pespontos largos, mais conhecidos como quilt. As primeiras evidências do uso de patchwork datam de 3400 A.C., e, no Egito antigo, os faraós já utilizavam roupas feitas de sobras de tecidos para serem usadas sob as armaduras de ferro e colchas.

Hoje em dia, o patchwork é uma das técnicas mais utilizadas para se criar peças bonitas e alegres ou para dar nova cara a roupas e até mesmo móveis antigos.

patchwork_iniciantes-dicas-costura

Dicas de Patchwork para Iniciantes!

Existem instrumentos específicos para tornar o seu trabalho mais fácil e garantir um resultado mais harmônico. Saiba quais são os materiais necessários para você dar início aos seus trabalhos de patchwork:

Cortador redondo: tem a lâmina extremamente afiada e é essencial na hora de cortar os tecidos com rapidez e precisão. Um bom cortador pode ser caro, mas facilita muito o seu trabalho. Para garantir a sua durabilidade, procure utilizá-lo sempre sobre uma base para corte.

Base para corte: é a base de apoio para usar o cortador e pode vir em diversos tamanhos. A base de corte possui linhas com medidas em centímetros ou polegadas para facilitar a mensuração e o corte dos tecidos.

patchwork_iniciantes-dicas-costura2
Réguas: geralmente feitas de acrílico, facilitam o corte do tecido. Atualmente, as réguas vão muito além dos clássicos quadrados, círculos, retângulos e triângulos: você já encontra réguas em formato de corações, borboletas e tudo que fica lindo em patchwork! Juntamente com a base para corte e o cortador redondo, a régua forma o “trio” básico dos instrumentos para patchwork.

Tesouras: são necessárias para cortar moldes de papel e linhas. Deixe para cortar o tecido com um cortador apropriado.

patchwork_iniciantes-dicas-costura3


Linha: dê preferência a linhas de algodão. Procure sempre combinar a linha com o tecido que está sendo costurado, o resultado final fica muito mais bonito.
Tecidos: o algodão é sempre o mais recomendado. Procure tecidos que tenham ao menos uma cor em comum, mas de diferentes estampas. Afinal, este é o charme o patchwork!

Lápis ou giz próprios para tecido: para você fazer suas marcações.
Ferro de passar: é importante que o tecido esteja limpo e bem passado antes de dar início aos trabalhos.
Alfinetes e alfineteiro: como costurar sem eles?

Máquina de costuras Singer: entre as mais recomendadas estão a Confidence Quilter 7469Q, projetada para ajudar na realização dos projetos de patchwork e equipada com todos os assessórios necessários para quem utiliza a técnica; e a Superb 2010, que vem com Sapatilha para Quilt Livre e é perfeita para quem quer mais da sua costura!

patchwork_iniciantes-dicas-costura4

Agora que você já conhece os instrumentos necessários para iniciar no mundo do patchwork, dê asas à sua criatividade! Observe as suas obras de arte favoritas, as fotos de revistas e repare em como as cores se combinam e se complementam. Assim, você pode adotar o mesmo padrão nos seus trabalhos de patchwork!

Para quem se interessou pelo post anterior, “Dicas de Patchwork para Iniciantes – Parte 1“, onde falamos sobre os materiais necessário para uma iniciante começar os seus trabalhos, aqui vai a continuação dele com mais um monte de dicas de patchwork. Hoje vamos ajudar você a combinar tecidos, cores e estampas.

Mais curiosidades e Dicas de Patchwork

O patchwork é a emenda dos retalhos através da utilização de pespontos largos, mais conhecidos como quilt. O resultado final do trabalho com patchwork envolve uma sobreposição de três camadas: o tampo (retalhos costurados entre si), o enchimento (material usado para dar volume ao trabalho) e o forro (tecido usado para proporcionar melhor acabamento).

Entre as peças que você pode criar com patchwork estão almofadas, colchas, mantas de sofá, painéis de parede, roupas, pequenas utilidades para o lar, brinquedos e acessórios.

Conheça agora os tecidos e linhas ideais para criar as suas peças em patchwork e aprenda a combinar estampas:

Tecidos: Um bom tecido é fundamental para o resultado final do trabalho de quilt ou patchwork. Dê preferência aos 100% algodão, que não encolhem durante a lavagem e não desbotam com facilidade, como tricoline. É importante que você lave bem o tecido antes de qualquer coisa, para tirar a “goma”. Depois de seco, passe-o a ferro, para deixá-lo bem esticado e evitar imperfeições.

Devemos sempre ter em mãos a quantidade de tecido necessário para o trabalho.

Estampas: Para compor um mix equilibrado nos seus primeiros trabalhos, procure combinar retalhos com poucas cores e estampas. Utilize tecidos que tenham ao menos uma cor em comum, para criar uma unidade gráfica. Quando você se sentir mais segura, ouse nas combinações: junte tecidos lisos, estampados, xadrez, listrados, floral, poás, desenhos geométricos e tudo que sua imaginação desejar.

patchwork-tecido-dicas2
Linhas: A qualidade da linha é tão importante quanto a qualidade do tecido para um trabalho de quilt ou patchwork. Utilize linhas próprias para a técnica, de preferência as 100% algodão.



Moldes: as revistas especializadas em moldes continuam sendo uma das principais fontes de inspiração das costureiras. Além disso, a internet oferece uma gama de moldes e vídeos tutoriais onde você aprende a fazer o patchwork passo a passo. Ah, e o melhor: eles são geralmente gratuitos.

Máquina de costura: Procure trocar a agulha da sua máquina para garantir o melhor resultado. A agulha “rombuda” pode danificar o tecido e, por consequência, todo o seu trabalho. As máquinas Singer Confidence Quilter 7469Q e a Superb 2010 vêm equipadas com os acessórios necessários para a sua costura em patchwork e têm 12 meses de garantia.

Fonte: costuramoderna.com.br

Nessa perspectiva, temos duas opções para realizar essa união: a costura à mão e a costura à máquina. A utilização da máquina de costura veio para agilizar a vida dos profissionais da área, proporcionando uma maior praticidade e o aumento na demanda de seus trabalhos. Porém, muitas pessoas ainda preferem o artesanato manual, pelo melhor acabamento oferecido.

Costurando à mão

Com o tecido, a agulha e a linha a postos, é hora de iniciar o aprendizado. Uma dica é a utilização do dedal para proteção no momento da costura. O dedal é utilizado por iniciantes no ramo para evitar furos nos dedos.

O primeiro passo é colocar a linha na agulha e dar um nó na ponta para dar início à costura. A seguir serão dados dois tipos de costuras consideradas básicas: a costura simples e a costura para trás.

patchwork-tecido-dicas3

Costura Simples

A costura simples é muito fácil de fazer, como o próprio nome retrata.

Para fazer a costura basta inserir a agulha com a linha no tecido de forma vertical até atingir o nó dado e ir repetindo o procedimento até o fim do tecido.

Costura para trás

A costura para trás é outro tipo de ponto bastante utilizado e super simples de fazer. Esse ponto é muito semelhante ao anterior, a única diferença entre eles é que ao invés do ponto seguir de onde a agulha sai e assim sucessivamente, sempre voltamos ao lado do ponto anterior e alinhavamos por baixo.

Para quem tiver qualquer dúvida e quiser acompanhar esse passo a passo em vídeo, basta acessar o link (http://www.youtube.com/watch?v=41E8AaTnRcU).

Costurando à máquina

Costurar à máquina não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Pelo contrário, pode ser uma atividade bem simples, basta seguir alguns passos, independente do tipo de máquina que for utilizar.

O primeiro passo é colocar a linha na agulha da máquina. A seguir encontra-o passo a passo. A máquina utilizada nessa sequência é um modelo da marca SINGER.

Fonte: portaleducacao.com.br

patchwork-tecido-dicas4 patchwork-tecido-dicas5 patchwork-tecido-dicas6 patchwork-tecido-dicas7 patchwork-tecido-dicas8 patchwork-tecido-dicas3


Loading...


Loading...